Sem remédio e sem cirurgia: novo método para emagrecer reduz 15% do peso em quatro meses

  • 22/10/2024
  • 0 Comentário(s)

Sem remédio e sem cirurgia: novo método para emagrecer reduz 15% do peso em quatro meses

Balão deglutível é alternativa não invasiva para quem tem sobrepeso, medo da bariátrica ou precisa perder peso para realizar a cirurgia; entenda

A obesidade é uma doença crônica que atinge milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a previsão é de que em 20 anos quase metade da população adulta esteja obesa, segundo pesquisa apresentada neste ano no Congresso Internacional sobre Obesidade.

Uma nova técnica para tratamento da doença chegou recentemente no país e vem chamando atenção por ser minimamente invasiva. Trata-se do balão deglutível, um balão que inicialmente tem formato de cápsula e, após ser engolido em consultório, sem anestesia e sedação, é inflado com aproximadamente 500 ml de soro e fica no formato de um balãozinho, preenchendo boa parte do estômago e diminuindo a fome. A promessa é que após quatro meses, cerca de 15% do peso corporal seja eliminado, mas já existem resultados que superaram 30%.

É o caso do diretor de cena John Porciuncula (à esq.), 45, que perdeu mais de 30 quilos após três meses da ingestão do balão. “Eu tinha 146 quilos e no final do tratamento fui para 97”, comemora e explica que não conhecia muito sobre a técnica, mas por não envolver cirurgia, fez “com a cara e a coragem”.

De acordo com o doutor Marcelo Carneiro, especialista no tratamento da obesidade e médico do reality Quilos Mortais Brasil, o balão deglutível é uma opção segura para três tipos de pessoas. “Quem tem indicação da bariátrica, mas tem medo de cirurgia; quem precisa diminuir peso para poder realizar a bariátrica; e quem está acima do peso, mas não indicação da cirurgia”, explica.

Apesar de não ser uma alternativa disponível no sistema público de saúde, o médico acredita que a técnica deva revolucionar o tratamento da obesidade. “Não é invasiva, não precisa de internação e traz resultados significativos. Se o paciente adotar hábitos saudáveis e ter um acompanhamento multidisciplinar, ele consegue perder muito além dos 15% do peso”.

O encerramento do tratamento também é curioso: depois de quatro meses o balão é esvaziado automaticamente e evacuado pelo paciente. “Tudo é muito simples quando se trata do balão deglutível. Além disso, por meio de uma balança de bioimpedância conectada a um aplicativo, conseguimos acompanhar de forma remota toda a performance do paciente, o que torna o tratamento bastante individualizado e humanizado”, reforça Dr. Marcelo.

Para Porciuncula, que não teve nenhum tipo de reação - nem mesmo o enjoo que pode ocorrer nos primeiros dias de ingestão do balão -, a técnica devolve a vida a quem estava obeso. “Perder peso faz você voltar a ter vida e a realizar coisas simples, como correr com o filho, por exemplo, e isso não tem preço”, conclui.


Sobre Dr. Marcelo Carneiro

É cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo, especialista no tratamento da obesidade, nutrólogo e diretor da clínica Obesicenter. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), da IFSO – International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders e também médico do reality Quilos Mortais Brasil.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Cantora Angélica Bueno oficial

Cantora Angelica Bueno

top2
2. Olharei pra o alto( COVER )

Luciana D'namark

top3
3. O Noivo Vem

Anderson Schneider feat. Fernanda Madaloni

top4
4. Kailane Frauches

Passa Lá em Casa Jesus [Clipe Oficial]

top5
5. Não Há Outro Igual (Ao Vivo)

Julliana Silva

Anunciantes