Bela Vista fortalece ações contra incêndios com Comitê integrado entre Exército, Prefeitura e órgãos civis
- 25/06/2025
- 0 Comentário(s)

Imagens: Seção de Comunicação Social do 10º RC Mec
Na manhã do dia 24 de junho de 2025, o 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado Antônio João (10º RC Mec), sediou em Bela Vista-MS a reunião do Comitê de Prevenção a Incêndios Florestais, reunindo autoridades municipais, militares e representantes da sociedade civil com o objetivo de alinhar estratégias para a prevenção, preparação e combate aos incêndios no perímetro urbano e rural do município.
A reunião foi conduzida pelo Tenente-Coronel Thiago Caron da Silva, comandante do 10º RC Mec, que destacou a importância da atuação integrada entre as instituições para garantir respostas rápidas e eficientes diante das emergências ambientais.
Participaram do encontro o prefeito Gerardo Gabriel Nunes Boccia, a assessora governamental Tabatta Ifran Chimenes, a coordenadora da Defesa Civil Simara Rodrigues Ajala, o comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Militar (2º Tenente Marcos Vargas da Silveira), o arrendatário Rubens Souza Lopes, a secretária de Assistência Social Pâmela Pires Nunes, a gerente de Proteção Social Básica Talita Franciele dos Santos Caldeira, o engenheiro civil Éder Silva Neto e a gerente da Agricultura Familiar Vania Martins Balta. Representantes do Estado-Maior do 10º RC Mec também participaram, incluindo o Subcomandante, o Chefe da Fiscalização Administrativa, o Chefe da 2ª Seção (Inteligência), 3ª Seção (Operações) e 4ª Seção (Logística).
Foram definidas medidas práticas e imediatas, como:
✅ Abertura de aceiros em pontos críticos
✅ Campanhas educativas em bairros e aldeias
✅ Limpeza de áreas de risco e descarte adequado de entulho
✅ Mobilização de maquinário, pessoal técnico e apoio ambiental
“O recém-criado Comitê do Fogo tem como missão desenvolver um plano abrangente para a prevenção, preparação, combate e monitoramento dos incêndios na região. Estamos unindo esforços para proteger vidas e o nosso território”, afirmou o prefeito Gabriel Boccia.
A população também tem papel fundamental nesse processo. Denúncias de queimadas ilegais podem ser feitas pelos números 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros), 181 (Disque Denúncia) ou 0800-618080 (Linha Verde).
#Compartilhe