Confira os deputados federais eleitos em Mato Grosso do Sul
Fonte: Diário Digital
Camila, Marcos, Rose, Mara, Rodolfo, Beto, Isa e Dagoberto foram escolhidos como representantes por Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional. (Foto: Reprodução/TSE)
Com a apuração das urnas, os oito candidatos eleitos para representar a população na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, a partir da Eleição 2026, realizada neste domingo (4), serão responsáveis pela elaboração e votação de leis federais, fiscalização do governo federal e discutição e aprovação do Orçamento da União durante quatro anos, entre 6 de janeiro de 2027 à 6 de janeiro de 2031.
No total, 7.106 seções eleitorais com eleitorado apto de 2.021.869, visto que nas seções totalizadas estiveram 2.021.312 eleitores. Compareceram 76,12%, sendo 1.538.830 eleitores, havendo a abstenção de 23,88%, o equivalente de 482.806 não presentes.
A votação teve 1.538.592 votos, sendo 1.420.360 válidos. Votos em branco são 5,28%, sendo 81.193; nulos são 2,41%, sendo 37.039.
Confira a seguir os deputados federais eleitos nestas eleições de 2026 em Mato Grosso do Sul, por ordem votação:
Camila Jara (PT) – Com 154.142 votos, reeleita para o segundo mandado de Deputada Federal, Camila é natural de Campo Grande/MS, é cientista social e iniciou na política como vereadora da capital sul-mato-grossense, eleita em 2020, antes do primeiro mandato como deputada federal, em 2022. Foi escolhida pelo público, no Prêmio Congresso em Foco 2026, como melhor deputada federal de Mato Grosso do Sul.
Marcos Pollon (PL) – Com 140.127 votos, reeleito para o segundo mandado de Deputado Federal, nascido em Dourados/MS, Marcos é advogado, com especialização em direito voltados para o agronegócio, foi o deputado federal por Mato Grosso do Sul mais votado, nas Eleições de 2022, com 103.111 votos. Integra as comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Defese dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com pautas alinhadas ao conservadorismo de direita e ao direito à legítima defesa, tendo projeção nacional ao fundar, em 2020, a Associação Nacional Movimento Pró Armas (PROARMAS).
Rose Modesto (União) – Com 124.399 votos, Rose é natural de Fátima do Sul/MS, é professora e musicista, atua nos movimentos sociais e em questões da educação. Na capital, Campo Grande, foi vereadora em 2008 e 2012, Secretária de Estado, na Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho em 2015. Também exerceu o cargo de vice-governadora do MS em 2014 e foi a deputada mais votada por Mato Grosso do Sul nas eleições de 2018, com mais de 120 mil votos. Também durante o mandado como deputada federal, atuou nas Comissões de Educação, Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Social, Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Comissão Externa dos Trabalhos do MEC, Comissão Especial do Fundeb; titular da Secretaria da Mulher. Em 2023, Rose exerceu o cargo de Superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), como primeira mulher a ser dirigente da Autarquia. Assume novamente o cargo de Deputada Federal.
Mara Caseiro (PL) – Com 120.193 votos, Mara é natural de Umuarama/PR, é cirurgiã dentista e iniciou na vida política em 1992 como candidata a vice-prefeita, porém, foi eleita em 1996 para o cargo de vereadora em Eldorado/MS. Foi a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara Municipal e, em 2000, foi eleita como a primeira prefeita do município de Eldorado/MS. Foi eleita para deputada estadual, reeleita para o segundo mandado em 2014. Em 2018, concorreu novamente, todavia, por conta do sistema de legenda e eleitoral, não foi eleita. Assumiu o cargo de diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em fevereiro de 2019. Com o falecimento do deputado estadual Onevan de Matos, Mara assumiu o mandado na Assembleia Legislativa. Atualmente, está em seu quarto mandado com a deputada mais votada nas eleições de 2022, onde ocupa a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. Com a eleição deste ano, Mara deverá deixar o cargo de Deputada Estadual para Federal.
Rodolfo Nogueira (PL) – Com 103.302 votos, então reeleito, nascido em Dourados/MS, Rodolfo é pecuarista e agricultor, ingressou na política sendo eleito com deputado federal em 2022, assumindo o mandado no ano seguinte. Também foi presidente do partido em Dourados. No Congresso Nacional, destaca-se por defender políticas para agropecuária, regularização fundiária e segurança no campo, sendo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR).
Beto Pereira (Republicanos) – Com 77.485 votos, Beto é nascido em Campo Grande/MS, formado em Direito, foi eleito como Deputado Estadual, em 2014, presidindo na Assembleia Legislativa a Comissão de Constituição, Justiça e Redação e a CPI dos Combustíveis. Assumiu, em 2017, a presidência estadual do partido. Foi eleito para o cargo de Deputado Federal, em 2018, vindo a assumir a secretaria-geral do partido nacionalmente, em 2019. Teve o mandado estendido, com a reeleição em 2022 para Deputado Federal. Assumiu uma cadeira na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, 2023, ganhando destaque no Congresso Nacional. Nesta eleição, o então Deputado Federal segue por mais quatro anos devido à reeleição.
Isa Marcondes (Republicanos) – Com 76.955 votos, natural de Dourados/MS, é empresária do setor empresarial, com experiência na administração de negócios próprios. Ingressou na política ao ser eleita como vereadora na Câmara Municipal de Dourados, com quase 3 mil votos, assumindo o cargo em 2025. Agora, Isa assumirá o cargo de Deputada Federal no Congresso Nacional em Brasília/DF.
Dagoberto Nogueira (PP) – Com 56.215 votos, Dagoberto nasceu em São José do Rio Preto/SP, é advogado, administrador de empresas, procurador e, agora, é deputado federal reeleito por Mato Grosso do Sul. Iniciou na política como deputado estadual em Mato Grosso do Sul de 2003 a 2006 pelo PDT e, a partir de 2007, como Deputado Federal sendo reeleito consecutivamente em 2007-2011, 2015-2019, 2019-2023 e 2023-2027 pelo atual partido. Foi vice-líder partidário e de blocos parlamentares, integrando comissões permanentes como Finanças e Tributação, Educação, Saúde, Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, segurança pública e competências federativas.
Dessa forma, quatro mulheres e quatro homens foram escolhidos pelos eleitores para ocuparem as vagas de Deputados Federais por Mato Grosso do Sul, como sendo, cinco reeleitos para o cargo.
No momento da publicação desta matéria, as seções totalizadas estavam em 7.104, com 99,97% das urnas apuradas

